sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SEMIOLOGIA ESPIRITUAL




Semiologia, na área da saúde, é a ciência que se serve de sinais (sintomas, queixas), para avaliar um quadro patológico. É uma ciência rica, complexa e vasta, mas seu ponto de partida ou uso mais comum, tanto na medicina quanto nas ciências psicológicas é avaliar a partir dos sintomas para se chegar a uma hipótese diagnóstica. Na psicanálise a semiologia é vasta, e o profissional dela se servindo, “ouve” o discurso encoberto do sujeito a fim de delimitar uma área patológica nos substratos intrapsíquicos segundo os sinais que correspondem grosso modo a algum tipo de padrão.

A fé, por sua vez, tem sua própria semiologia. Por exemplo, o Senhor Jesus estabeleceu estas máximas semiológicas: “Por seus frutos serão conhecidos por vocês (Mateus 7:16) e: A boca fala daquilo que está cheio o coração(Mateus 12:34). Mas há outros sinais que nos servem para mensurarmos a saúde espiritual ou integridade de um crente em Cristo. Transcrevo abaixo o texto na íntegra, de I João 2: 28 a 3:10 segundo a versão de Eugene Petersen, A Mensagem. Convido você a lê-lo para perceber os sinais de um novo nascimento, um cristão autêntico, e então neles identificar a si mesmo(a).

“Agora, filhos, permaneçam com Cristo. Vivam plenamente em Cristo, e estaremos prontos quando Ele Se manifestar, prontos para recebê-Lo de braços abertos, sem motivo de vergonha e sem desculpas esfarrapadas.

Uma vez que vocês estão convencidos de que Ele é correto e justo, não terão dificuldades de reconhecer que todos os que praticam a justiça são os verdadeiros filhos de Deus.

Que amor maravilhoso o Pai nos concedeu! Vejam só: somos chamados ‘filhos de Deus’! É o que realmente somos. Mas é por isso também que o mundo não nos reconhece nem nos leva a sério, porque não tem idéia de quem Ele é ou do que pode fazer.

Mas, amigos, é exatamente isto que somos: filhos de Deus. E é apenas o começo. Quem pode dizer como será o fim? O que sabemos é que, quando Cristo finalmente Se manifestar, nós O veremos – e, então, seremos como Ele. Todos os que esperam Sua vinda devem estar preparados, tendo como modelo a pureza gloriosa da vida de Jesus.

Os que não se importam com a vida de pecado fazem uma perigosa oposição à Lei de Deus, porque o pecado é uma grande ruptura da ordem divina. Vocês sabem que Cristo Se manifestou para eliminar o pecado. Não há pecado nEle, e o pecado não faz parte do Seu projeto. Ninguém que viva profundamente em Cristo vai fazer do pecado uma prática. Quem vive na prática do pecado nunca se voltou para Cristo, mas virou as costas para Ele.

Por isso, meus filhos queridos, não permitam que ninguém desvie vocês da verdade. Quem age corretamente é correto, como o que vemos no justo Messias. Os que fazem do pecado uma prática são do Diabo, o pioneiro na prática do pecado. O Filho de Deus entrou em cena para destruir os caminhos do Diabo.

Os que foram concebidos e trazidos à vida por Deus não fazem do pecado uma prática. Como poderiam? A semente de Deus está no íntimo do seu ser, fazendo deles o que são. Não é da natureza dos nascidos de Deus praticar e ostentar o pecado. Vou dizer como diferenciar entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, tampouco quem não ama seu irmão. Simples assim.

Conseguiu identificá-los? Quantos você percebeu? Eu identifiquei oito deles. 

Deus nos abençoe com misericórdia sobre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário