terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ONDE ESTÁ O SEU VAU DE JABOQUE ?

     Precisamos reaprender com Jacó e Davi a ter um tempo só de Deus onde nada nem ninguém possa entrar.
    Emerjo de um tempo em que os homens e mulheres de Deus se separavam em dias de jejum e oração, pedindo e buscando, o quê? : Mais de Ti, Senhor, e esqueciam a mesa, o banco e os seus.
    Nesta geração, sinto-me contemplado por um Deus saudoso daqueles que se reservavam para Ele, numa separação tal, que nem os mais chegados se atreviam a concorrer.
    Hoje, estamos distraídos demais; divertidos demais; fascinados demais para termos visões de Deus e com Deus. Alguns perderam o endereço do Jaboque. Estremeço só em pensar em quem possa, ao ler estas linhas, indagar: O que significa vau de Jaboque?
    Os que parecem cobiçar espiritualmente, hoje, não ultrapassam a busca pelo estrelismo secular da fé, maioria das vezes.
    Os baluartes se esvaem; as cores empalidecem, e os metafísicos da teologia são nossos grandes referenciais, se tanto.
    Ou os temos nos palcos do fenomenalismo que agride a inteligência, o bom senso e até a decência; ou os temos discutindo a política secular com a pretensão de serem reedição de Elias em seu tempo. Ou ainda, discutem política denominacional com pretensão profética.
    Mas onde estou eu, em meio a tanta palidez? O que me atrai; o que me seduz? Acaso permiti que minha confissão na modernidade reputasse o Jaboque da separação consciente para estar com Ele, por fundamentalismo pietista? E então descansei no crescimento de minha racionalidade? Ousei pretender que não tenho as culpas contraídas por Jacó contra Esaú? Ousei pretender que não preciso me refugiar nEle vez em quando, exclusivamente, como se me bastasse a mim mesmo?
    Qual a grande chama de minha fé, e para onde corre minha paixão por Deus?
    O que se infiltrou no meu vau de Jaboque e se interpôs entre mim e Ele? O que entrou ali e se tornou a causa mesma da busca, outra, que O substituiu a Ele e ao tempo e contato com Ele somente?
    O que, quem e quantos deixei que invadissem o meu Jaboque? Será que assumi a pretensão de que Deus é Quem deve entrar no Jaboque para me achar?
    Para onde foi o meu Jaboque, ou qual é ele, em que eu o viva nesta geração?

Resta suplicar:
    Faze-me voltar, Senhor!
    Que somos, perante Ti?
    A Igreja desta geração?
    A ela, cabe a oração sentida de Asafe no salmo 80, e me incluo no mesmo pranto quando chora: Faze-nos voltar, ó Deus; faze resplandecer o Teu rosto.
    Sim, faze-me voltar de minhas distrações aos jaboques da dedicação exclusiva.
    Faze-me voltar dos brilhos temporais, paixões modernas, para o resplendor de Tua face.
    Faze-me voltar dos desvios que me levam para mim e aos meus, na mesma distância que me afastam de Ti e dos Teus.
    Faze-me voltar de minhas emoções para a paixão do Teu Nome.
    Faze-me voltar da diversão e do ruído, da azáfama e do desinteresse; das filosofias e do liberalismo insípido para a contemplação e o silêncio.
    Faze-me voltar de mim para Ti.

                Pastor Cleber Alho

Nenhum comentário:

Postar um comentário