quinta-feira, 30 de abril de 2015

SE EU PUDESSE VOLTAR AOS 16 ANOS

Quando eu tinha 16 anos de idade, chegou-me às mãos um folheto de avivamento espiritual escrito por dona Rosalee Appleby, por ocasião dos seus 65 anos de idade. Aquele foi meu primeiro contato via literatura com aquela honrada serva de Deus, da outra América, que realizou uma obra de despertamento espiritual no Brasil por longos 35 anos, até meados da década de 1960. Tive o privilégio de me corresponder com ela até seus 88 anos de idade. Ela partiu para o Senhor no ano de 1991 com mais de noventa anos. Através de seus livros, folhetos e suas cartas pessoais que tanto me honraram, deixou-me marcas indeléveis.

Lembro que na mensagem do folheto em questão ela pensava sobre o que procuraria fazer se tivesse de novo a posse de sua adolescência, e as coisas que evitaria.

Entrando este mês nos 60 anos de idade, eu me lembrei do menino de 16, para quem a possibilidade da idade adulta que já era um desafio difícil de imaginar, fazia  da maturidade avançada algo inconcebível. E pensando naquele adolescente-menino-franzino, agora aos 60, sentí desejo de, à semelhança de minha inesquecível amiga, revê-lo nos 16, considerando o que lhe diria, se houvesse a possibilidade dessa volta no tempo para chegar-lhe ao pé do ouvido. O que lhe diria o ancião por ele inimaginável?  Este seria um diálogo possível de acontecer:

__ Estou muito feliz por você ter sido encontrado pelo Evangelho ainda tão moço.

__Eu mais ainda... Ele diria – É muito bom ser crente! Não sabia que podia ser tão bom! Nunca fui tão feliz, nem jamais viví o que tenho vivido agora. Estou animado com a vida, desejando viver mais e ir além.
__Você irá. Você vai viver mais, e muito. De onde estou, posso lhe dizer que você vai viver muito mais.
__E será sempre bom assim? Sempre essa alegria e entusiasmo? Nunca sentí nada sequer próximo a isso, antes.

__Haverá dores, lágrimas, aturdimento, sustos, abatimentos, mas muita alegria, muitas surpresas felizes e muito entusiasmo também, sim.

__ O que quero dizer é que a comunhão com Cristo e a paz da vida eterna me deixam muito entusiasmado. De fato eu sinto alegria de viver. Eu não tinha nada disso antes.

__Eu sei. E sei mais: isso é só o princípio.

__Há mais?

__Muito mais.

__Vou sentir saudades destes dias? Vou querer voltar a eles?

__Não. Não haverá tempo para querer nada daí, em face do muito que virá. É importante manter essa chama acesa, o que será sempre difícil, mas você não poderá ficar sempre nessa zona de conforto espiritual. Agora é só o início. É bom, mas falta crescer, amadurecer, sair do âmbito do só emocional e diferente. Há que aprofundar, criar raízes, e elas não virão com alegria, prazer, entusiasmo. Mas com lutas, provações, decepções às vezes e alguns sustos. Mas em cada transe, haverá delícias e descobertas com Ele. A maior delas, que nunca vai cessar de se renovar sempre, é descobrir que Ele conduz tudo, tudo realiza e tudo tem sob Seu completo controle.

__Então vai ser moleza!

__Não vai ser não. Vai ser duro, difícil, e às vezes triste. Nos aturdimentos surgirão questões do tipo: “Será que Ele esqueceu?” Onde me atrapalhei? Por onde foi que errei?” E depois lágrimas de alívio, no socorro e descoberta de que lá embaixo, Ele estava também. “Também ali estava a Sua mão”.  Muito cedo você vai descobrir que há um caminho regado de lágrimas, mas a maior descoberta será saber que são lágrimas vertidas com Ele, e algumas vezes por Ele e para Ele. Então você dirá: “Isso é bom!”

__E tem certeza de que não vou preferir este momento agora?

__O que você tem agora?

__Além da alegria da salvação? Ah! Tenho a igreja, os irmãos, uma nova família, gente que me ama de verdade, com quem é bom estar sempre. Sempre novidades, coisas novas para aprender e experimentar, especialmente nos encontros, acampamentos, reuniões. Cada vez que aparece um homem ou uma mulher de Deus, aprendo coisas que jamais imaginei que Deus tivesse para mim.  Não vai ser sempre assim?

__Sempre haverá coisas novas a aprender e viver. Isso não vai cessar nunca. Mas a alegria de ser amado, as novidades com a igreja, nos encontros, reuniões... isso algumas vezes vai ser bem diferente...

__Então vou ter saudades deste tempo.

__Não vai, não. Porque tudo vai compor a carreira e o crescimento. Tudo será investimento para crescer e levar você cada vez para mais perto Dele, para se envolver ainda mais com Ele e encontrar satisfação apenas nEle. Um dia você verá que quase caminha sem ninguém. Mas o Grande Companheiro...

__Ah! Isso eu sei! Como Ele é meu companheiro!

__Isso se tornará mais intenso, cada vez mais. Será a grande descoberta de sua nova vida. A comunhão com o Emanuel de Deus, o Deus junto, o Companheiro de toda a jornada.

__Então vai ser bom! Você diz que Ele será mais companheiro do que é hoje?

__Não. Eu digo que você se tornará mais sensível à companhia dEle do que agora. Ele será sempre o Grande Companheiro, tanto lá quanto agora. Você crescerá nessa busca e então, sim, não terá saudades de agora, porque agora você está apenas no começo da caminhada onde se vê obscuramente, como por espelho, conforme nos ensinou Paulo, apóstolo. Mas conforme passam os anos, e vêm as lutas, desafios, e aumenta a dependência nEle e dEle, você vai enxergando mais, apercebendo-se melhor, como diz o texto: “...a vereda que vai brilhando cada vez mais até chegar a ser dia perfeito”. Posso lhe assegurar: Quando você chegar aos 60, não vai querer mais ser o menino de 16 que é hoje.  Vai olhar para trás, e ver quão grande foi a luta, quanta perplexidade, quantas angústias e decepções consigo mesmo, por conta do pecado; mas também quanto Ele conduziu, criou, fez. Abriu ruas onde só havia um mar; sussurrou coragem quando o coração desmaiava, e no choro da noite, falou, muitas e muitas vezes: “Eu estou contigo, vá em frente, continua, marcha!” E você dirá por fim, a Ele, ao pé do Seu ouvido: “Tem sido bom, Senhor, andar Contigo. Chorar contigo; sorrir Contigo e esperar em Ti. Tem sido boa a companhia e o conduzir. Foi bom pouco saber, às vezes nada entender, e perceber por fim que eras Tu, e o fim sempre provando a têmpera da Tua vontade: boa, agradável e perfeita. Quantas vezes assustado, confuso e desanimado, mas sempre surpreendido pelo agir de Tua mão. “

Então você entenderá que o menino que é hoje, continuará dentro do homem de 60, mas mais confiante, mais experimentado, surpreendido na fé, vezes sem conta. Desafiado. Por isso posso lhe assegurar: De minha parte, esse menino aqui dentro hoje pode dizer: “Vamos em frente. Muita terra ainda ficou por conquistar. E quero avançar porque tenho aprendido que Tu ditas o caminho, a “Terra que me mostrarás”.  E o homem aí dentro, menino, querendo amadurecer, pode dizer: “Leva-me Tu, correrei após Ti”.

Um dia. Ah! Um dia, nós dois: o menino e o ancião ( porque você sempre estará dentro de mim, com sua sede, paixão e sonhos), diremos: “Combatí o bom combate; acabei a carreira, guardei a fé”. E veremos por fim o cumprimento da Palavra Fiel que promete: “E tal como Ele é nós seremos, porque O conheceremos tal como somos conhecidos”.


Se eu pudesse voltar aos 16 anos, diria ao menino-adolescente: “Avança sempre! Ele sempre será mais!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário