sábado, 23 de maio de 2015

SOSSEGA!

Aquietem-se e saibam que EU SOU DEUS... Salmo 46:10.
A agitação dos pensamentos e vontades que se acumulam,carreia para o espírito humano um estado estressante, enfermiço, que a princípio parece um bem-estar calcado na busca consciente por vencer e avançar, para tornar-se em pouco tempo num comportamento doentio, desassociado da tranquilidade pretendida por Deus para Seus filhos.
A Bíblia inspira e convida ao descanso e quietude que deveriam entremear o corre-corre inevitável da vida. Jesus vigiava sobre isso no Seu cotidiano e O ouvimos certa feita dizer aos discípulos: Venham à parte descansar um pouco... O Mesmo Jesus que nos viu como “ovelhas sem pastor, exaustas e aflitas”. O Mesmo que reprovou o comportamento agitado (ainda que bem motivado e justificado) de Marta, irmã de Maria e Lázaro, e elogiou o sossego de Maria, aquietada a Seus pés para ouvi-Lo. Foi Ele Mesmo Quem revelou-Se nosso shabat, ao convidar os que se encontram sobrecarregados a chegarem-se a Ele para achar descanso. Ele disse: “Não andem ansiosos”. O apóstolo Paulo outro tanto recomendou aos crentes de Filipo: “Não estejam ansiosos por coisa alguma”.  As pessoas se cansam no que fazem e do que fazem.
Este século montou um esquema de conquista imediata e busca irrefreável por vencer e avançar em busca do visível e tangível, onde nada sobra do invisível a não ser o imaginário e o sonho. E isso por fim acaba matando os que se atiram a esse programa desvairado. Primeiramente morte psíquica, e depois, ao longo de um tempo nem tão longo, biológica.
“A pressa mata”, diz o slogan do Detran no trânsito. E mata. E não somente nas estradas, mas nas carreiras da vida em geral. No entanto, o ser humano está cada vez mais apressado, e quanto mais pressa tem, menos tempo encontra, para si, para os seus, e para Deus.
Deus manda Habacuque fixar num out door aos apressados: “A visão não tardará. Se tardar, espera” (Podemos traduzir visão por sonho?). Quem tem pressa não espera. Só espera quem descansa. Por isso o Senhor avisou através de Isaías: “No sossegardes... estaria a vossa salvação...” O ser humano tem medo de ser atropelado, se pára para descansar.
Parece que a pressa e a ansiedade deram mãos à incredulidade.
É exatamente isso. Por esta razão o argumento divino à fé e contra a incredulidade é: “Aquietem-se e saibam que EU SOU Deus”. É isso. Ele está dizendo: “Relaxem as tensões, porque eu sou Deus”, como a provocar a confiança: “Eu dou conta”...
O fato de ser Deus consiste na razão maior para a promessa. Ele não está prometendo operar efeitos. Não precisa. A promessa consiste em Seu ser, na Sua Pessoa e essência divina, onde reside toda a suficiência para nossas motivações. Nessa declaração estão inseridos, a um só tempo, argumentos do tipo: Eu Sou; eu reino; eu vigio; eu sei; eu realizo, e mais...
Como Ele declarou a Paulo: “Minha graça te basta”, no salmo 46 Ele também está dizendo: “Eu basto!” Paulo aprendeu e ensinou aos crentes de Filipo: “Façam conhecidas diante dEle suas petições”, como antídoto para a ansiedade. A oração é o altar em que a alma aflita sobe para descansar. 
Ao que crê, a mensagem do Salmo 46:10 é suficiente para inverter todo o programa doentio das precipitações deste século que insiste em que corramos mais e mais, como a dizer: duplique o expediente, avance o sinal do tempo; passe à frente dos que vão adiante. A coreografia da realidade que denuncia por seus sintomas essa doença da alma é feita dia a dia no trânsito de nossas rodovias. À custa da segurança de todos, muitas vezes vemos incautos fazendo a ultrapassagem de um único veículo, para avançar uma única posição, como se estivessem num autódromo. Ele precisa dizer à sua psiquê enferma que ele está na frente!
Ao que nEle crê, diz o Senhor: Espera e descansa! “No teu Deus espera sempre”- Oséias 12:6.
Pr. Cleber Alho

Nenhum comentário:

Postar um comentário