terça-feira, 27 de agosto de 2013

O LÍRIO E A LAMA

Olhai os lírios do campo...nem Salomão, em todo seu esplendor, vestiu-se como qualquer deles Mt. 6:28 e 29.

Para nós, aqui no interior, lírios do campo são as flores perfumadas, de um branco impecável e brilhante, que despontam dentre o verdor da folhagem, invariavelmente na beira dos riachos, emergindo de charcos, lodos ou lama, que escondem com seu perfume e alvura.
Os lírios, encontrados com abundância nesses sítios, atraem de longe pelo perfume que exalam. E atraem! Vistos de perto, podem ser admirados no branco leitoso que reveste suas pétalas de desenho perfeito, tez suave, tão leve que quase dissolve-se ao toque da mão, que se os toca, perfuma-se, inevitavelmente.
Brancura e aroma são sua oferta irresistível. Não lhes falta beleza, que Cristo Jesus elevou acima da majestade de Salomão em suas vestes reais.
E os lírios são o objeto para o qual o Senhor nos desperta a atenção, e apela: Olhai para eles!
Não resisto a um lírio às margens do riachinho perto de minha casa. Mas quando os olho, vejo além do branco e percebo mais que o aroma. Sensibiliza-me a mensagem silente que tanta nitidez me passa quando neles vejo a metáfora viva da sublimação do pérfido, do fétido e do disforme, transformados numa beleza irretocável e atraente. Porque os lírios desabrocham da lama, por si só repulsiva e disforme. Mas quando os contemplamos, não olhamos para baixo, não lhes vemos o solo malsão. Sua beleza e perfume são tais que eclipsam o terreno em sua fealdade.
Volto-me ao apelo do Mestre e O ouço dizendo: Deus veste os lírios...muito mais vestirá vocês... e nessa metáfora Ele nos eleva acima dos lírios, para falar na ótica com que somos contemplados.
E penso mesmo se não somos, alguns de nós, como os lírios: vistos em sua beleza, a despeito ou apesar dos chãos que pisamos, nos quais subsistimos.
Ou penso que como lírios, podemos sublimar nossas raízes, os baixios da vida, até alturas admiráveis e compensatórias no trilho da existência.
Também penso noutros lírios, e na mensagem que transmitem:
Presentemente, por força do fechamento de nosso curso, eu e a Lília estamos estagiando numa clínica cuja proposta é ser casa-dia para crianças, filhas de pais portadores do HIV, e algumas, elas mesmas portadoras. São crianças cuja idade varia entre 4 e 16 anos, meninos e meninas, oriundos dos charcos sociais de nossa cidade. Seus lares e a vivência neles é como lodaçal. Lares impregnados de violência, pais afundados em drogas, alguns traficantes, mães prostituídas. Vidas oriundas do lodo da vida, onde essas crianças nasceram... e moram!
Chegam às segundas-feiras, fétidas e enraivecidas; famintas e ansiosas, depois de um fim de semana nesse convívio de horror. À medida que as horas e os dias passam num ambiente onde são tidas e vistas como crianças; banhadas, alimentadas e assistidas; onde podem brincar, chorar, espernear e aprender sem espancamento, vão revelando suas carinhas amistosas, infantis, que brilham ao menor toque de ternura. Vê-las no convívio de um ambiente que lhes dá suporte e acolhimento, e receber em troca seu sorriso e a expontaneidade própria do seu ser pueril, ofusca a lembrança do ambiente em que são formadas.  Ao toque humano e amigo, transformam-se; devolvem brilho nos olhos, aroma de sorrisos sequiosos de atenção e carinho.
Quando as vejo, penso nos lírios. São lírios aos olhos de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário